Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

GANÂNCIA, DESTRUIÇÃO E UM PEDIDO DE SOCORRO







Nosso ambiente está cada dia mais e mais sendo destruído por pessoas que por ganância, desespero de ter do que se alimentar, firmas que estão querendo ampliar seus horizontes, pescadores que precisam sustentar seus filhos e esposas, pessoas que desejam construir casas e cidades em local mais próximo das praias ou em encostas cercadas por lindas montanhas, por pessoas mais influentes, políticos que decidem passar uma estrada bem no meio da floresta.
Pessoas essas, que não estão nem aí para o dia do amanhã. Não se importam em qual futuro deixar para a sua próxima geração. Simplesmente decidem agir de forma incorreta e ninguém tenta impedir. Até que temos os ambientalistas citados como “eco chatos”, que tentam impedir essas indústrias de despejarem seus restos tóxicos nos rios, encostas ou até mesmo em locais públicos como becos ou ruas. Tentam impedir que os pescadores pesquem peixes fora de época, pois às vezes, muitas delas, esses peixes estão em período de reprodução. E os pegando, evitará que se reproduzam ,acabando com sua fonte de renda.
Queria eu fazer parte de um grupo de ambientalistas e ser considerado um eco chato. Pelo menos, eles estão fazendo algo para que diminua a degradação ambiental, a pesca desordenada, o despejo de lixos tóxicos no meio ambiente. E você, o que está fazendo?
Cada um de nós se fizesse nossa parte, isso não estaria acontecendo. O Mundo está se acabando e isso é nossa culpa. Se desde o inicio nos preocupássemos em não apenas tirar do meio ambiente, mas também contribuir com o replantio, não haveria tanta degradação de encostas, casas sendo arrastadas, enchentes e muito mais.
Em varias partes do mundo temos não só as enchentes, como também chuva acida. Não pensem que aqui estamos longe de isso ocorrer. Estamos mais perto do que se imagina.
A natureza está implorando por ajuda, tentemos que parar de poluí-la e fazer algo para reparar o mal que viemos fazendo ha milhares de anos.
Não é difícil, basta começarmos a separar nosso lixo para reciclagem ao invés de jogar aquele papelzinho que não tem a menor importância nas ruas, contribuindo para a poluição. Plantar uma mudinha de arvore no quintal de casa para ajudar a minimizar a emissão de gás carbônico, pois quanto mais arvores no ambiente, monos CO2 circulando no universo. Pequenos atos que, com certeza, contribuirão para um amanhã melhor. Mesmo que não estejamos nele para poder ver as maravilhas de nossos atos, teremos outras gerações que nos agradecerão por ter acordado enquanto havia tempo.
Nossos filhos e netos não merecem viver em um planeta onde água potável vale mais que petróleo, onde peixe é coisa de museu e assim por diante. Respirar, somente com balões de oxigênio, pois o ar é impossível de ser respirado.
Não entendo como em pleno século XXI, pessoas querendo ir a Marte, morar na Lua. Conquistar o mundo, ser o soberano magnata do petróleo, ser o único e maioral dono do mundo. Tudo acontecendo e girando ao redor do dinheiro, não estão nem aí para a parte mais importante que é o próprio bem estar.
Como podemos pensar em ter filhos, trabalhar, viver bem sem doenças respiratórias e alérgicas, criar nossos filhos em um local seguro e livre de qualquer poluição, se nós mesmos damos mais valor ao dinheiro do que o resto?
Por que não, viver em harmonia com a natureza, construir em locais que não a agredirão ou destruirão nascentes de rios, arvores e florestas? Por que temos que explorar todo o petróleo, ouro, metais preciosos, e alimentos que são retirados da terra, deixando sempre sinais claros de devastação?
O homem não tem predador comum, pois a competição seria acirrada. Ele mesmo se destrói com suas guerras inúteis e que não leva ninguém a lugar algum. Somente devasta mais e mais a natureza.
Devemos parar e pensar: Para que vale o dinheiro se não teremos onde gasta-lo? Isso acontecerá mais breve do que se imagina se não dermos um jeito e tomarmos uma atitude radical para contornar essa situação.
Simples mudanças fazem toda a diferença. Pense nisso enquanto derrama seu óleo usado na pia ou quando joga uma garrafa pet na rua, próximo a algum esgoto, ou até mesmo enquanto joga um papelzinho de bala pela janela do ônibus. Pense que algum animal poderá encontrar seu lixo e ser vitima de extinção por você.
Você gosta do mundo em que você vive? Saiba que ele é assim por conseqüência de nossos pais e avós entre outros. Não pioremos o que já está ruim. A natureza clama por socorro. Devemos ajuda - lá o quanto antes. Seus filhos e netos agradecerão amanhã.
Seja você também um principiante “eco chato”, vale à pena!!!!

domingo, 9 de maio de 2010

Brasil: Futebol e politica



Este ano de 2010 é um ano muito importante para todos nós brasileiro, pois é o ano de eleições para Presidente, Governador e Deputado Federais e estaduais.
Além das eleições que são um grande marco na história do país, pois somos considerados, o pais mais organizado em termos de votação, com as famosas urnas eletrônicas , temos também outro fato histórico muito importante e que damos ainda mais valor que as eleições: A copa do mundo!
A copa gera milhões para o mundo. Isso, todos concordamos, porém, não devemos deixar os jogos e a ansiedade do país ser campeão mundial, atrapalharmos na hora de eleger nossos novos governantes.
A vida não está fácil para muitos, por isso, a importância de prestarmos atenção se queremos continuar com essa mesmice ou se vamos dizer um CHEGA para a corrupção, o desemprego, a mortalidade infantil, a falta de escolaridade, a fome, a miséria, a falta de profissionais da saúde capacitados e bem treinados para nos atender, a falta de serviços públicos básicos, como moradia, saneamento, água encanada e luz, que são por lei, nossos direitos. Se resolvermos dizer um CHEGA, a atitude está em nossas mãos, pois somos nós que decidimos o futuro do nosso país.
Exemplo disso foi quando achamos que o Presidente Collor de Melo deveria deixar a presidência. Com a união do povo, ele teve seu mandato caçado. Nós somos a maioria e está em nossas mãos o poder. Nessa época, todo observou que poderíamos mudar o que estava errado. Só temos que ser lembrados disso. Se nada fizermos, nada mudará.
Nos Estados Unidos as eleições não são obrigatórias ao povo. Vota quem quer e os candidatos agem como loucos para ganhar votos, pois tem que mostrar que são merecedores deles. Aqui, onde o voto é obrigatório, eles pouco se importam. Sabem que as classes baixas e médias baixas, se deixam comprar por asfalto e saneamento. Sinto, mas essa é a realidade. Por isso, não tentam melhorar a campanha e a estratégia de governar.
Precisamos acordar e mostrar quem manda nesse país com tantos milhões de brasileiros. Impossível que não enxerguemos como anda nosso BRASIL. Onde estão aqueles brasileiros que se pintaram, fizeram panelaços, greves e fecharam ruas até que conseguiram seus objetivos, provocando a saída do presidente em 1993? Temos que agir bruscamente para podermos ter mudanças radicais. Paremos de ser hipócritas e passaremos a agir de forma mais madura.
Deixemos então, a televisão de lado durante a copa, não que não possamos ser brasileiros torcedores, mas precisamos dar importância pro que realmente importa. Analisemos os candidatos e prestamos atenção em quem nos vai governar durante mais Quatro anos.
Na próxima copa, que por sinal, será aqui no Brasil, será novamente ano de eleições presidenciais. Precisamos ser lembrados que “ O mundo não gira em torno do futebol” gira em torno das crianças e adolescentes que serão os novos eleitores daqui a alguns anos! Que País você quer deixar para seus filhos? Já se fez essa pergunta? Então, não acha que é hora de acordar e dar valor pro que realmente importa?
Às vezes fico pensando, quando o “pobre” do Ronaldo perde um gol que vai levar o Corinthians para a final do campeonato, ou o “pobre” do Adriano que perdeu o pênalti pro Flamengo, como as torcidas reagiram. Gritaram, quebraram , falaram mal, se uniram para vaiá-los. E quando se fala em político corrupto, esses mesmos arruaceiros se calam, não cobram nenhuma atitude, simplesmente fecha os olhos para a realidade do País.
Brasileiros, paremos para pensar no que realmente é prioridade nos dias de hoje. Não deixemos de ser torcedores, apenas cobremos atitudes daqueles que vão nos governar até 2014 quando a Copa do Mundo será aqui em nosso próprio País. Que imagem queremos deixar para o resto do mundo? A que temos hoje ou a imagem melhorada daqui a quatro anos? Votar exige atitude e estudo por isso, vamos dar mais valor às campanhas políticas, assim saberemos um pouco mais sobre quem eleger.
obrigada pela atenção e por me deixar dividir com vocês meu ponto de vista!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

O mundo de nossos filhos


Hoje acordei com aquela sensação de vazio. Fiquei na cama até mais tarde e muitas vezes me perguntava: Que mundo é esse que estamos vivendo? Seria o planeta terra que Deus criou há milhares de anos atraz, com o propósito de Crescermos e multiplicarmos?
Um mundo que está tomado por guerras,infinitas guerras. Seja ela de cor, raça, religião, politica ou sei mais lá o que! que mundo é esse que estamos vivendo onde tudo gera em prol da porcaria do dinheiro, onde até mesmo o cara ter é medido pela quantidade de $ que a pessoa tem. Que porcaria de mundo é esse de hoje, que crianças estão sendo estupradas, violentadas e mortas por seus pais, padres, professores, e muita gente que deveria ama-las e respeita-las, ensinando-as a como crescer e ser uma pessoa de respeito. Só está acontecendo o contrário.Como dizia Renato Russo: Que pais é esse onde temos uma geração totalmente coca-cola? Muitas vezes por culpa dos país,outras pela sociedade em si, que em pleno século XXI, ano de 2010, está cercado por preconceitos e racismos. Se Hittler estivesse vivo nos dias de hoje, ele seria o Mocinho da história pois nem mesmo ele foi capaz de produzir tanta maldade e covardia de uma só vez.
O que mais me deixa indignada, é que com tudo o que está acontecendo, padres sendo processados por pedofilia, pastores roubando o dinheiro das igrejas e acabando com a fé dos cristãos, pais estuprando, espancando, jogando das janelas ou em rios, mesmo assim, teremos a copa do mundo em um continente totalmente atrasado e sem esperança de um futuro melhor. Alguém já parou para se perguntar o que será dessas crianças africanas depois da copa? Crianças que mesmo diante de tanta dificuldade, cercadas por aids em todos os lados, com líderes matando homossexuais só por existirem, crianças que mesmo assim, conseguem sorrir ao segurar uma maldita bola de futebol.
A televisão , a mídia em geral, não retrata essas dificuldades atualmente. Claro que não. A copa do mundo gera milhões de dólares para alguns, porque retratar a realidade daquele Continente tão castigado e mesmo assim tão cheio de preconceitos? assim, não teríamos muitos visitantes durante os jogos.
Voltando ao Brasil: Por que não é criada uma lei que proíbe casais menos favorecidos a terem menor número de filhos? sabe por que não é? Simples, se essas famílias que moram em comunidades pararem de ter filhos, quem é que vai eleger candidatos safados que usam uma porcaria de asfalto para ganhar as eleições?
O que o povo não entende é que asfalto, saneamento básico, seja aguá ou esgoto, coleta seletiva de lixo, escolas e hospitais, são obrigações de qualquer político que se eleja. mas pela ignorância do povo(pois é melhor que sejamos ignorantes e enquanto menos pensarmos, melhor é.) esses usam isso para conquistar pessoas menos favorecidas por escolaridade e conquistar votos. Sabendo também que essas mesmas pessoas que os elegeram, nunca vão cobrar resultados por não saberem como.
Fiquei indignada neste domingo quando fui visitar uma irmã em outra cidade pois em plena central, estava uma família inteira vendendo balas. Isso incluía três crianças que apresentavam menos de seis anos e um bebe de apenas alguns meses, jogado naquele chão nojento, se enchendo de bacteris e contaminações,pois os porcos que por lá passam, urinam sem o menor pudor naquele lugar onde brincava a pequena garotinha. As duas mais velhas, sendo obrigadas a perder a infância pois os país por muitas vezes, durante aquele pouco tempo que estive por lá, as mandavam pedir e vender sob os olhos atentos deles. Concordo que emprego está dificio pois também não tenho um, mas daí obrigar crianças? Pelo amor de Deus, será que eu sou a única que me incomodo com essa situação??? Precisamos agir e agir de uma vez. Essas crianças estão obtendo experiências que nem mesmo eu tenho pois "qual será o futuro daquelas que serão as senhoras e senhores de amanhã"? sempre ouvi desde criança que seriamos a nova geração de governantes mas como poderemos ter governantes que são estuprados por pais, pastores, padres, tendo a infância roubada para sempre,e a inocência indo junto pois essas crianças nunca mais serão as mesmas. ninguém consegue esquecer e superar de vez um trauma desses.
Precisamos pensar e refletir nestas coisas. Não sou contra a Copa do Mundo, mas acho muito injusto poucas pessoas lucrarem com ela e a mídia praticamente obrigar as classes inferiores a viajarem ou comprar estes artigos que não servem para nada só para que alguns lucrem ainda mais. Sabendo que a população em geral é hipócrita e influenciável. Passando assim por "lavagens cerebrais", deixando as famílias passarem mais necessidades ainda para ter uma camisa com o n° 10, seja a copa ou até mesmo o Carnaval que todo ano atrai milhões para o pais, mas as classes que juntam os salários o ano todo para comprar a fantasia que a Escola de samba não fornece, nem se quer ver a cor do dinheiro.
Pessoal, por favor, pensemos antes de agir de forma ridícula e mesquinha pois tem muitas crianças e adolescentes que estão sofrendo. Sofrendo por causa DAS INIQUIDADES de muitos.
Vamos agir enquanto há tempo, e tentar melhorar as nossas atitudes.
Agora deixo um versículo: "Amais uns aos outros como Eu vos amei e amais o seu próximo como a ti mesmo. Amais aos vossos inimigos." Três passagens que JESUS nos deixou. Como amaremos nossos inimigos se amar nossos familiares é tão fácil e nem mesmo isso estamos fazendo quando as violentamos, roubamos suas infâncias e sua inocência?
Sei que poucos lerão este artigo mais é apenas uma forma de me desabafar em meio a tanta tragédia que me cerca, eu não consigo mais agir como se nada estivesse acontecendo bem debaixo de meu nariz. Tenho que fazer algo e conto com quem ler, para pelo menos amar mais seu filho, vizinho, sobrinho ou qualquer outro ser humano, seja ele adulto ou criança. Não finja que não está vendo o que acontece bem debaixo de seu nariz. Diga CHEGA!!!!
OBRIGADA POR ME DEIXAR DIVIDIR COM VOCÊ UM POUCO DA DOR QUE ME CERCA POR SER TÃO PEQUENA DIANTE DE TANTO SOFRIMENTO MUTUO!!!
Por: sirlaine heloisa de souza. Para quem quizer comentar,
meu Email é:sirlaineheloisa@bol.com.br