





Nosso ambiente está cada dia mais e mais sendo destruído por pessoas que por ganância, desespero de ter do que se alimentar, firmas que estão querendo ampliar seus horizontes, pescadores que precisam sustentar seus filhos e esposas, pessoas que desejam construir casas e cidades em local mais próximo das praias ou em encostas cercadas por lindas montanhas, por pessoas mais influentes, políticos que decidem passar uma estrada bem no meio da floresta.
Pessoas essas, que não estão nem aí para o dia do amanhã. Não se importam em qual futuro deixar para a sua próxima geração. Simplesmente decidem agir de forma incorreta e ninguém tenta impedir. Até que temos os ambientalistas citados como “eco chatos”, que tentam impedir essas indústrias de despejarem seus restos tóxicos nos rios, encostas ou até mesmo em locais públicos como becos ou ruas. Tentam impedir que os pescadores pesquem peixes fora de época, pois às vezes, muitas delas, esses peixes estão em período de reprodução. E os pegando, evitará que se reproduzam ,acabando com sua fonte de renda.
Queria eu fazer parte de um grupo de ambientalistas e ser considerado um eco chato. Pelo menos, eles estão fazendo algo para que diminua a degradação ambiental, a pesca desordenada, o despejo de lixos tóxicos no meio ambiente. E você, o que está fazendo?
Cada um de nós se fizesse nossa parte, isso não estaria acontecendo. O Mundo está se acabando e isso é nossa culpa. Se desde o inicio nos preocupássemos em não apenas tirar do meio ambiente, mas também contribuir com o replantio, não haveria tanta degradação de encostas, casas sendo arrastadas, enchentes e muito mais.
Em varias partes do mundo temos não só as enchentes, como também chuva acida. Não pensem que aqui estamos longe de isso ocorrer. Estamos mais perto do que se imagina.
A natureza está implorando por ajuda, tentemos que parar de poluí-la e fazer algo para reparar o mal que viemos fazendo ha milhares de anos.
Não é difícil, basta começarmos a separar nosso lixo para reciclagem ao invés de jogar aquele papelzinho que não tem a menor importância nas ruas, contribuindo para a poluição. Plantar uma mudinha de arvore no quintal de casa para ajudar a minimizar a emissão de gás carbônico, pois quanto mais arvores no ambiente, monos CO2 circulando no universo. Pequenos atos que, com certeza, contribuirão para um amanhã melhor. Mesmo que não estejamos nele para poder ver as maravilhas de nossos atos, teremos outras gerações que nos agradecerão por ter acordado enquanto havia tempo.
Nossos filhos e netos não merecem viver em um planeta onde água potável vale mais que petróleo, onde peixe é coisa de museu e assim por diante. Respirar, somente com balões de oxigênio, pois o ar é impossível de ser respirado.
Não entendo como em pleno século XXI, pessoas querendo ir a Marte, morar na Lua. Conquistar o mundo, ser o soberano magnata do petróleo, ser o único e maioral dono do mundo. Tudo acontecendo e girando ao redor do dinheiro, não estão nem aí para a parte mais importante que é o próprio bem estar.
Como podemos pensar em ter filhos, trabalhar, viver bem sem doenças respiratórias e alérgicas, criar nossos filhos em um local seguro e livre de qualquer poluição, se nós mesmos damos mais valor ao dinheiro do que o resto?
Por que não, viver em harmonia com a natureza, construir em locais que não a agredirão ou destruirão nascentes de rios, arvores e florestas? Por que temos que explorar todo o petróleo, ouro, metais preciosos, e alimentos que são retirados da terra, deixando sempre sinais claros de devastação?
O homem não tem predador comum, pois a competição seria acirrada. Ele mesmo se destrói com suas guerras inúteis e que não leva ninguém a lugar algum. Somente devasta mais e mais a natureza.
Devemos parar e pensar: Para que vale o dinheiro se não teremos onde gasta-lo? Isso acontecerá mais breve do que se imagina se não dermos um jeito e tomarmos uma atitude radical para contornar essa situação.
Simples mudanças fazem toda a diferença. Pense nisso enquanto derrama seu óleo usado na pia ou quando joga uma garrafa pet na rua, próximo a algum esgoto, ou até mesmo enquanto joga um papelzinho de bala pela janela do ônibus. Pense que algum animal poderá encontrar seu lixo e ser vitima de extinção por você.
Você gosta do mundo em que você vive? Saiba que ele é assim por conseqüência de nossos pais e avós entre outros. Não pioremos o que já está ruim. A natureza clama por socorro. Devemos ajuda - lá o quanto antes. Seus filhos e netos agradecerão amanhã.
Seja você também um principiante “eco chato”, vale à pena!!!!