Páginas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

GANÂNCIA, DESTRUIÇÃO E UM PEDIDO DE SOCORRO







Nosso ambiente está cada dia mais e mais sendo destruído por pessoas que por ganância, desespero de ter do que se alimentar, firmas que estão querendo ampliar seus horizontes, pescadores que precisam sustentar seus filhos e esposas, pessoas que desejam construir casas e cidades em local mais próximo das praias ou em encostas cercadas por lindas montanhas, por pessoas mais influentes, políticos que decidem passar uma estrada bem no meio da floresta.
Pessoas essas, que não estão nem aí para o dia do amanhã. Não se importam em qual futuro deixar para a sua próxima geração. Simplesmente decidem agir de forma incorreta e ninguém tenta impedir. Até que temos os ambientalistas citados como “eco chatos”, que tentam impedir essas indústrias de despejarem seus restos tóxicos nos rios, encostas ou até mesmo em locais públicos como becos ou ruas. Tentam impedir que os pescadores pesquem peixes fora de época, pois às vezes, muitas delas, esses peixes estão em período de reprodução. E os pegando, evitará que se reproduzam ,acabando com sua fonte de renda.
Queria eu fazer parte de um grupo de ambientalistas e ser considerado um eco chato. Pelo menos, eles estão fazendo algo para que diminua a degradação ambiental, a pesca desordenada, o despejo de lixos tóxicos no meio ambiente. E você, o que está fazendo?
Cada um de nós se fizesse nossa parte, isso não estaria acontecendo. O Mundo está se acabando e isso é nossa culpa. Se desde o inicio nos preocupássemos em não apenas tirar do meio ambiente, mas também contribuir com o replantio, não haveria tanta degradação de encostas, casas sendo arrastadas, enchentes e muito mais.
Em varias partes do mundo temos não só as enchentes, como também chuva acida. Não pensem que aqui estamos longe de isso ocorrer. Estamos mais perto do que se imagina.
A natureza está implorando por ajuda, tentemos que parar de poluí-la e fazer algo para reparar o mal que viemos fazendo ha milhares de anos.
Não é difícil, basta começarmos a separar nosso lixo para reciclagem ao invés de jogar aquele papelzinho que não tem a menor importância nas ruas, contribuindo para a poluição. Plantar uma mudinha de arvore no quintal de casa para ajudar a minimizar a emissão de gás carbônico, pois quanto mais arvores no ambiente, monos CO2 circulando no universo. Pequenos atos que, com certeza, contribuirão para um amanhã melhor. Mesmo que não estejamos nele para poder ver as maravilhas de nossos atos, teremos outras gerações que nos agradecerão por ter acordado enquanto havia tempo.
Nossos filhos e netos não merecem viver em um planeta onde água potável vale mais que petróleo, onde peixe é coisa de museu e assim por diante. Respirar, somente com balões de oxigênio, pois o ar é impossível de ser respirado.
Não entendo como em pleno século XXI, pessoas querendo ir a Marte, morar na Lua. Conquistar o mundo, ser o soberano magnata do petróleo, ser o único e maioral dono do mundo. Tudo acontecendo e girando ao redor do dinheiro, não estão nem aí para a parte mais importante que é o próprio bem estar.
Como podemos pensar em ter filhos, trabalhar, viver bem sem doenças respiratórias e alérgicas, criar nossos filhos em um local seguro e livre de qualquer poluição, se nós mesmos damos mais valor ao dinheiro do que o resto?
Por que não, viver em harmonia com a natureza, construir em locais que não a agredirão ou destruirão nascentes de rios, arvores e florestas? Por que temos que explorar todo o petróleo, ouro, metais preciosos, e alimentos que são retirados da terra, deixando sempre sinais claros de devastação?
O homem não tem predador comum, pois a competição seria acirrada. Ele mesmo se destrói com suas guerras inúteis e que não leva ninguém a lugar algum. Somente devasta mais e mais a natureza.
Devemos parar e pensar: Para que vale o dinheiro se não teremos onde gasta-lo? Isso acontecerá mais breve do que se imagina se não dermos um jeito e tomarmos uma atitude radical para contornar essa situação.
Simples mudanças fazem toda a diferença. Pense nisso enquanto derrama seu óleo usado na pia ou quando joga uma garrafa pet na rua, próximo a algum esgoto, ou até mesmo enquanto joga um papelzinho de bala pela janela do ônibus. Pense que algum animal poderá encontrar seu lixo e ser vitima de extinção por você.
Você gosta do mundo em que você vive? Saiba que ele é assim por conseqüência de nossos pais e avós entre outros. Não pioremos o que já está ruim. A natureza clama por socorro. Devemos ajuda - lá o quanto antes. Seus filhos e netos agradecerão amanhã.
Seja você também um principiante “eco chato”, vale à pena!!!!

domingo, 9 de maio de 2010

Brasil: Futebol e politica



Este ano de 2010 é um ano muito importante para todos nós brasileiro, pois é o ano de eleições para Presidente, Governador e Deputado Federais e estaduais.
Além das eleições que são um grande marco na história do país, pois somos considerados, o pais mais organizado em termos de votação, com as famosas urnas eletrônicas , temos também outro fato histórico muito importante e que damos ainda mais valor que as eleições: A copa do mundo!
A copa gera milhões para o mundo. Isso, todos concordamos, porém, não devemos deixar os jogos e a ansiedade do país ser campeão mundial, atrapalharmos na hora de eleger nossos novos governantes.
A vida não está fácil para muitos, por isso, a importância de prestarmos atenção se queremos continuar com essa mesmice ou se vamos dizer um CHEGA para a corrupção, o desemprego, a mortalidade infantil, a falta de escolaridade, a fome, a miséria, a falta de profissionais da saúde capacitados e bem treinados para nos atender, a falta de serviços públicos básicos, como moradia, saneamento, água encanada e luz, que são por lei, nossos direitos. Se resolvermos dizer um CHEGA, a atitude está em nossas mãos, pois somos nós que decidimos o futuro do nosso país.
Exemplo disso foi quando achamos que o Presidente Collor de Melo deveria deixar a presidência. Com a união do povo, ele teve seu mandato caçado. Nós somos a maioria e está em nossas mãos o poder. Nessa época, todo observou que poderíamos mudar o que estava errado. Só temos que ser lembrados disso. Se nada fizermos, nada mudará.
Nos Estados Unidos as eleições não são obrigatórias ao povo. Vota quem quer e os candidatos agem como loucos para ganhar votos, pois tem que mostrar que são merecedores deles. Aqui, onde o voto é obrigatório, eles pouco se importam. Sabem que as classes baixas e médias baixas, se deixam comprar por asfalto e saneamento. Sinto, mas essa é a realidade. Por isso, não tentam melhorar a campanha e a estratégia de governar.
Precisamos acordar e mostrar quem manda nesse país com tantos milhões de brasileiros. Impossível que não enxerguemos como anda nosso BRASIL. Onde estão aqueles brasileiros que se pintaram, fizeram panelaços, greves e fecharam ruas até que conseguiram seus objetivos, provocando a saída do presidente em 1993? Temos que agir bruscamente para podermos ter mudanças radicais. Paremos de ser hipócritas e passaremos a agir de forma mais madura.
Deixemos então, a televisão de lado durante a copa, não que não possamos ser brasileiros torcedores, mas precisamos dar importância pro que realmente importa. Analisemos os candidatos e prestamos atenção em quem nos vai governar durante mais Quatro anos.
Na próxima copa, que por sinal, será aqui no Brasil, será novamente ano de eleições presidenciais. Precisamos ser lembrados que “ O mundo não gira em torno do futebol” gira em torno das crianças e adolescentes que serão os novos eleitores daqui a alguns anos! Que País você quer deixar para seus filhos? Já se fez essa pergunta? Então, não acha que é hora de acordar e dar valor pro que realmente importa?
Às vezes fico pensando, quando o “pobre” do Ronaldo perde um gol que vai levar o Corinthians para a final do campeonato, ou o “pobre” do Adriano que perdeu o pênalti pro Flamengo, como as torcidas reagiram. Gritaram, quebraram , falaram mal, se uniram para vaiá-los. E quando se fala em político corrupto, esses mesmos arruaceiros se calam, não cobram nenhuma atitude, simplesmente fecha os olhos para a realidade do País.
Brasileiros, paremos para pensar no que realmente é prioridade nos dias de hoje. Não deixemos de ser torcedores, apenas cobremos atitudes daqueles que vão nos governar até 2014 quando a Copa do Mundo será aqui em nosso próprio País. Que imagem queremos deixar para o resto do mundo? A que temos hoje ou a imagem melhorada daqui a quatro anos? Votar exige atitude e estudo por isso, vamos dar mais valor às campanhas políticas, assim saberemos um pouco mais sobre quem eleger.
obrigada pela atenção e por me deixar dividir com vocês meu ponto de vista!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

O mundo de nossos filhos


Hoje acordei com aquela sensação de vazio. Fiquei na cama até mais tarde e muitas vezes me perguntava: Que mundo é esse que estamos vivendo? Seria o planeta terra que Deus criou há milhares de anos atraz, com o propósito de Crescermos e multiplicarmos?
Um mundo que está tomado por guerras,infinitas guerras. Seja ela de cor, raça, religião, politica ou sei mais lá o que! que mundo é esse que estamos vivendo onde tudo gera em prol da porcaria do dinheiro, onde até mesmo o cara ter é medido pela quantidade de $ que a pessoa tem. Que porcaria de mundo é esse de hoje, que crianças estão sendo estupradas, violentadas e mortas por seus pais, padres, professores, e muita gente que deveria ama-las e respeita-las, ensinando-as a como crescer e ser uma pessoa de respeito. Só está acontecendo o contrário.Como dizia Renato Russo: Que pais é esse onde temos uma geração totalmente coca-cola? Muitas vezes por culpa dos país,outras pela sociedade em si, que em pleno século XXI, ano de 2010, está cercado por preconceitos e racismos. Se Hittler estivesse vivo nos dias de hoje, ele seria o Mocinho da história pois nem mesmo ele foi capaz de produzir tanta maldade e covardia de uma só vez.
O que mais me deixa indignada, é que com tudo o que está acontecendo, padres sendo processados por pedofilia, pastores roubando o dinheiro das igrejas e acabando com a fé dos cristãos, pais estuprando, espancando, jogando das janelas ou em rios, mesmo assim, teremos a copa do mundo em um continente totalmente atrasado e sem esperança de um futuro melhor. Alguém já parou para se perguntar o que será dessas crianças africanas depois da copa? Crianças que mesmo diante de tanta dificuldade, cercadas por aids em todos os lados, com líderes matando homossexuais só por existirem, crianças que mesmo assim, conseguem sorrir ao segurar uma maldita bola de futebol.
A televisão , a mídia em geral, não retrata essas dificuldades atualmente. Claro que não. A copa do mundo gera milhões de dólares para alguns, porque retratar a realidade daquele Continente tão castigado e mesmo assim tão cheio de preconceitos? assim, não teríamos muitos visitantes durante os jogos.
Voltando ao Brasil: Por que não é criada uma lei que proíbe casais menos favorecidos a terem menor número de filhos? sabe por que não é? Simples, se essas famílias que moram em comunidades pararem de ter filhos, quem é que vai eleger candidatos safados que usam uma porcaria de asfalto para ganhar as eleições?
O que o povo não entende é que asfalto, saneamento básico, seja aguá ou esgoto, coleta seletiva de lixo, escolas e hospitais, são obrigações de qualquer político que se eleja. mas pela ignorância do povo(pois é melhor que sejamos ignorantes e enquanto menos pensarmos, melhor é.) esses usam isso para conquistar pessoas menos favorecidas por escolaridade e conquistar votos. Sabendo também que essas mesmas pessoas que os elegeram, nunca vão cobrar resultados por não saberem como.
Fiquei indignada neste domingo quando fui visitar uma irmã em outra cidade pois em plena central, estava uma família inteira vendendo balas. Isso incluía três crianças que apresentavam menos de seis anos e um bebe de apenas alguns meses, jogado naquele chão nojento, se enchendo de bacteris e contaminações,pois os porcos que por lá passam, urinam sem o menor pudor naquele lugar onde brincava a pequena garotinha. As duas mais velhas, sendo obrigadas a perder a infância pois os país por muitas vezes, durante aquele pouco tempo que estive por lá, as mandavam pedir e vender sob os olhos atentos deles. Concordo que emprego está dificio pois também não tenho um, mas daí obrigar crianças? Pelo amor de Deus, será que eu sou a única que me incomodo com essa situação??? Precisamos agir e agir de uma vez. Essas crianças estão obtendo experiências que nem mesmo eu tenho pois "qual será o futuro daquelas que serão as senhoras e senhores de amanhã"? sempre ouvi desde criança que seriamos a nova geração de governantes mas como poderemos ter governantes que são estuprados por pais, pastores, padres, tendo a infância roubada para sempre,e a inocência indo junto pois essas crianças nunca mais serão as mesmas. ninguém consegue esquecer e superar de vez um trauma desses.
Precisamos pensar e refletir nestas coisas. Não sou contra a Copa do Mundo, mas acho muito injusto poucas pessoas lucrarem com ela e a mídia praticamente obrigar as classes inferiores a viajarem ou comprar estes artigos que não servem para nada só para que alguns lucrem ainda mais. Sabendo que a população em geral é hipócrita e influenciável. Passando assim por "lavagens cerebrais", deixando as famílias passarem mais necessidades ainda para ter uma camisa com o n° 10, seja a copa ou até mesmo o Carnaval que todo ano atrai milhões para o pais, mas as classes que juntam os salários o ano todo para comprar a fantasia que a Escola de samba não fornece, nem se quer ver a cor do dinheiro.
Pessoal, por favor, pensemos antes de agir de forma ridícula e mesquinha pois tem muitas crianças e adolescentes que estão sofrendo. Sofrendo por causa DAS INIQUIDADES de muitos.
Vamos agir enquanto há tempo, e tentar melhorar as nossas atitudes.
Agora deixo um versículo: "Amais uns aos outros como Eu vos amei e amais o seu próximo como a ti mesmo. Amais aos vossos inimigos." Três passagens que JESUS nos deixou. Como amaremos nossos inimigos se amar nossos familiares é tão fácil e nem mesmo isso estamos fazendo quando as violentamos, roubamos suas infâncias e sua inocência?
Sei que poucos lerão este artigo mais é apenas uma forma de me desabafar em meio a tanta tragédia que me cerca, eu não consigo mais agir como se nada estivesse acontecendo bem debaixo de meu nariz. Tenho que fazer algo e conto com quem ler, para pelo menos amar mais seu filho, vizinho, sobrinho ou qualquer outro ser humano, seja ele adulto ou criança. Não finja que não está vendo o que acontece bem debaixo de seu nariz. Diga CHEGA!!!!
OBRIGADA POR ME DEIXAR DIVIDIR COM VOCÊ UM POUCO DA DOR QUE ME CERCA POR SER TÃO PEQUENA DIANTE DE TANTO SOFRIMENTO MUTUO!!!
Por: sirlaine heloisa de souza. Para quem quizer comentar,
meu Email é:sirlaineheloisa@bol.com.br

quinta-feira, 18 de março de 2010

Entenda a polêmica sobre a distribuição dos royalties do petróleo e saiba como gerou toda essa confusão!

A aprovação pela Câmara dos Deputados de uma emenda que muda as regras de distribuição dos royalties do petróleo colocou o governo federal, Estados e municípios diante de uma polêmica envolvendo disputas políticas e interesses regionais.

Na semana passada, os deputados decidiram que os royalties - espécie de compensação financeira paga pelos exploradores - devem ser distribuídos de forma igualitária entre todos os Estados e municípios do país.

A decisão muda a regra atual, em que Estados e municípios produtores recebem uma parcela maior dos royalties pagos pelas empresas.

A emenda aprovada pela Câmara será ainda encaminhada ao Senado, mas a decisão entre os deputados já foi suficiente para deflagrar a polêmica sobre quem deve receber a verba gerada com a exploração do petróleo.

Entenda o debate em questão:

O que são royalties e como são cobrados?

De modo geral, royalty é um valor cobrado pelo proprietário de uma patente ou ainda por uma pessoa ou empresa que detém o direito exclusivo sobre determinado produto ou serviço.

No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias que exploram a matéria-prima, de acordo com sua quantidade, e o valor arrecadado fica com o poder público.

De acordo com a legislação brasileira, Estados e municípios produtores - além da União - têm direito à maioria absoluta dos royalties do petróleo. A divisão atual é de 40% para a União, 22,5% para Estados e 30% para os municípios produtores. Os 7,5% restantes são distribuidos para todos os municípios e Estados da federação.

A justificativa para essa divisão é de que os royalties são uma espécie de compensação às administrações locais, pelo fato de o recurso ser finito. Além disso, essas localidades em tese têm mais gastos com infraestrutura e prevenção de acidentes, por exemplo.

Segundo a Agência Nacional do Petrólo (ANP), o Brasil arrecadou R$ 7,9 bilhões em royalties no ano passado.

Por que a distribuição de royalties voltou ao centro da discussão?

Com a descoberta da camada pré-sal, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a defender novas regras para a exploração do petróleo no país.

Um dos argumentos é de que as empresas terão acesso a reservas de alto potencial e com risco exploratório perto de zero - o que justificaria um novo marco regulatório.

Foi nesse contexto que o presidente Lula apresentou, em agosto do ano passado, quatro projetos de lei propondo mudanças no setor, sendo um deles na distribuição dos royalties.

O governo Lula, que chegou a defender a distribuição igualitária dos royalties, voltou atrás diante da pressão dos Estados produtores e passou a defender um tratamento diferenciado para essas administrações.

Mas os deputados não aceitaram a proposta e aprovaram uma emenda, apresentada pelos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Humberto Souto (PPS-RS) e Marcelo Castro (PMDB-PI), que prevê a distribuição dos royalties do pré-sal para todos os Estados da federação.

A divisão aprovada na Câmara por 369 votos a favor e 72 contrários é de que 30% dos royalties sejam destinados aos Estados, 30% aos municípios e 40% à União, sem tratamento diferenciado para os produtores.

A chamada "emenda Ibsen" foi além da camada pré-sal e estendeu a nova distribuição de royalties também às bacias tradicionais, incluindo as já licitadas.

Cálculos apresentados pelo deputado Humberto Souto mostram que o Estado do Piauí, por exemplo, poderá receber R$ 317 milhões em royalties ainda este ano, enquanto o Rio de Janeiro, maior Estado produtor, ficaria com cerca de R$ 200 milhões.

Quais são os argumentos a favor da nova distribuição?

O principal argumento dos parlamentares favoráveis à mudança das regras é de que o petróleo pertence "a todo o país", o que justificaria uma distribuição igualitária dos royalties.

Segundo o deputado Marcelo Castro, "não interessa que a exploração seja feita de frente para o Rio de Janeiro". Para ele, é preciso usar o petróleo para fazer "justiça social" e "reduzir desquilíbrios" regionais. Sendo que, o Rio de Janeiro é um dos maiores produtores de petróleo do pais. Nada mais justo ficar com a aior parte.

Na avaliação do deputado Ibsen Pinheiro, a exploração do petróleo é feita no mar, não havendo, segundo ele, possibilidade de danos para Estados e municípios produtores.

Ainda de acordo com o deputado, não seria "justo" privilegiar dois Estados e "prejudicar" 25. Em entrevista ao site G1, Ibsen disse que os Estados produtores "têm, no máximo, vista para o mar, que é muito privilegiada".

Os defensores da distribuição igualitária dizem também que todos os Estados acabam pagando, por meio da União, pelas pesquisas da Petrobras e pelos testes nos poços - e por isso devem ser beneficiado com royalties.

"Essa matéria tem fundamento jurídico, fundamento moral e maioria. Nada justifica a desigualdade", disse Ibsen, durante a votação da emenda.

Ainda de acordo com o deputado, "é justo que o petróleo pertença a todos os brasileiros, pois todos somos iguais perante a lei". O deputado Fernando Coruja (PPS-SC) acrescentou que a regra "inverte a concentração de recursos", permitindo que os municípios com menos dinheiro "participem da riqueza do petróleo".

O que dizem os Estados e municípios produtores?

A emenda Ibsen tem sido fortemente criticada pelas lideranças do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que descreveram a medida como "covardia". O governador do Rio, Sergio Cabral Filho, chegou a chorar em público ao comentar a decisão da Câmara.

Segundo ele, os deputados que votaram a favor da emenda esperando algum "benefício eleitoral" em seu Estado estão "equivocados". Sua avaliação é de que a população brasileira será "solidária" ao Rio.

De acordo com cálculos apresentados pelo deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), a arrecadação do Estado do Rio de Janeiro com royalties do petróleo cairia de R$ 5 bilhões para cerca de R$ 100 milhões.

O governador do Rio disse que a perda de receita afetará as obras para os Jogos Olímpicos de 2016 e convocou a população para uma caminhada no centro da cidade, na quarta-feira.

Representantes dos Estados produtores veem ainda "falhas jurídicas" na emenda, por mudar as regras de contratos já firmados, no caso dos poços que já foram licitados.

"Campos já licitados, já leiloados, não podem ter as regras mudadas, porque isso fere os princípios jurídicos, muda cláusulas de situações já consagradas", disse o senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Existe a possibilidade de um acordo?

A aprovação da emenda Ibsen criou um embate entre os Estados da federação, com Rio de Janeiro e Espírito Santo de um lado, e as outras 25 unidades do outro.

Diante da disputa regional, lideranças do governo Lula tentam agora costurar uma nova proposta antes que a matéria seja votada no Senado.

Uma das alternativas apresentadas pelo deputado Ibsen Pinheiro é de que a União use sua cota na distribuição dos royalties para compensar pelo menos parte das perdas nos Estados e municípios produtores.

Segundo o deputado, os prejudicados poderão ser compensados pela União até que a produção de petróleo atinja níveis que garantam os atuais patamares de remuneração.

No entanto, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo na Casa rebateu essa possibilidade.

A ideia do governo, agora, é elaborar um projeto de lei específico sobre a questão dos royalties. Dessa forma, a matéria poderia ser apreciada normalmente (sem o pedido de urgência), o que daria tempo para que o assunto seja melhor discutido.

Caso os senadores mantenham a emenda que redistribui os royalties, o presidente Lula poderá vetá-la ou não. A partir daí o veto presidencial terá de ser votado por deputados e senadores, em sessão conjunta.

Quais são as implicações eleitorais do debate?

A discussão sobre os royalties do petróleo tem um forte apelo eleitoral, com potencial de desgaste tanto para governo como para a oposição.

No caso do governo, esse potencial tende a ser maior, já que o presidente Lula está diretamente envolvido no debate, podendo vetar ou não a decisão do Senado.

Se os senadores concordarem com a redistribuição dos royalties, o presidente Lula terá de decidir se fica do lado dos dois Estados produtores ou do restante do país.

"Seria um decisão desgastante em meio à campanha da ministra Dilma Roussef", diz um deputado da base aliada ao governo, referindo-se à pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto.

O assunto também é visto com receio pela oposição, que teme se indispor com o restante do país em pleno ano eleitoral.

O governador de São Paulo e possível candidato à Presidência, José Serra, tem evitado criticar de forma mais contundente a emenda Ibsen, mesmo estando à frente de um dos três Estados produtores de petróleo.

Serra disse nesta quarta-feira que distruibir os benefícios do petróleo para todo o Brasil é uma "preocupação correta", mas que o projeto, do jeito que está, é "inaceitável".

A avaliação de um deputado da oposição é de que o governador está prestes a oficializar sua pré-canditura à Presidência e que "comprar briga" com o restante do país "teria um alto custo". BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Precisamos nor unir para que isso não aconteça.

Três cidades gaúchas se unem ao Rio

Minoria no Estado, três prefeitos gaúchos do Litoral Norte – Cidreira, Imbé e Tramandaí – uniram-se ontem à marcha dos descontentes do Rio. Com camisetas e faixas, o objetivo era chamar a atenção para o problema das cidades que hoje são beneficiadas pelo embarque e desembarque do produto a ser refinado pela Petrobras em solo gaúcho.

A mudança geraria perda de receita para essas prefeituras (mais Osório) acima de R$ 20 milhões anuais a partir de 2010. Um dos líderes do movimento, o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister (PP), estima que o município teria uma redução de R$ 11 milhões no orçamento de R$ 68 milhões no próximo ano. Em 2010, a perda seria de R$ 7 milhões.

Imbé é um dos municípios mais atingidos, perdendo R$ 9 milhões este ano. O orçamento previsto é de R$ 43 milhões. Uma preocupação é o gasto com pessoal, que ficará mais pesado.

No sábado, as prefeituras farão manifestação na ponte Giuseppe Garibaldi, entre Imbé e Tramandaí. A ideia é parar somente parte da pista, a partir das 10h, sem prejudicar o trânsito.

Participe você também desse debate. Dê a sua opinião, é muito importante para nós!!!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Alimentos termogênicos

Saiba como fazer para melhorar sua alimentação e ajudar seu organismo a trabalhar melhor. Fique sempre em forma com sua alimentação saudável pois lembre-se: nada é proibido, apenas precisamos saber reeducar-nos na hora da alimentação.


No processo de emagrecimento, alguns alimentos podem auxiliar na queima de gorduras. Durante a digestão o organismo gasta energia, ou seja, o corpo queima calorias para conseguir digerir os alimentos. Quanto maior a dificuldade em ser digerido, maior é o valor termogênico do alimento. Quanto maior este valor termogênico, maior é o gasto calórico do organismo para digerí-lo, ou seja, maior é a queima calórica.
Os alimentos termogênicos podem ajudar uma pessoa a perder de 5 a 10 kg em três meses, pois auxiliam na aceleração do metabolismo. Mas muita atenção! Nenhum alimento em si é milagroso. Não basta apenas consumir alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, é necessário aliar uma dieta balanceada e atividade física para a perda de peso.
Para perceber os benefícios dos alimentos aceleradores do metabolismo, deve-se introduzi-los diariamente com regularidade no cardápio.

A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa. Não existe recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida, mas existem algumas indicações.

Gengibre, pimenta vermelha e chá verde têm esse poder. Além de mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais e, em especial, a de coco, produtos derivados de chocolate e os que contém ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e ácido linolêico conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).

Esses alimentos não possuem efeitos milagrosos. Devem ser inclusos aliados a uma alimentação saudável e associados à prática de exercícios físicos, para que se tenha algum efeito positivo no processo de emagrecimento. Sozinhos não têm nenhum efeito no organismo.

Para fazerem efeito, os termogênicos devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia. Mas há algumas medidas que queimam calorias sem nenhum sacrifício. Por exemplo, beber água gelada. Consumir oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a temperatura corporal interna.

A seguir, seguem alguns alimentos termogênicos que ajudam você a entrar em forma:

Pimenta vermelha e pimentões:: Aumentam a circulação, melhoram a digestão e aumentam a temperatura do corpo. 3 a 4 gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.

Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Deve ser consumido três vezes ao dia.

Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.

Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Além disso, funciona como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha). Também está presente na semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa a vitaminas, salada de frutas, saladas etc).

Chá Verde: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades terapêuticas já conhecidas na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue - o que ajuda a diminuir a compulsão por doces - e inibem a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal.

Canela: Uma grama duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparada com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana.
Guaraná em pó: Em pó ou cápsulas, 2 gramas, duas vezes ao dia. Encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.

Apesar desses alimentos serem naturais, hipertensos,cardiopatas, gestantes e lactantes precisam ter atenção ao consumi-los, já que o excesso pode levar ao aparecimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.

As orcas são golfinhos e não baleias

A Orca (Orcinus orca) é um animal que pertence à Subordem Odontoceti, enquanto que às baleias pertencem à Subordem Mysticeti. Uma dica fácil para você distinguir se é uma baleia ou golfinho é verificar se o animal possui dentes, se o possuírem é porque pertencem à Subordem Odontoceti ( lembre odonto= dentes), ou seja, é um golfinho. As baleias são destituídas de dentes e possuidoras de duas séries de lâminas( filtros) na região maxilar (aqueles fios longos e flexíveis que se assemelham a pêlos, nos desenhos e documentários é normal mostrarem quando o animal abre a boca). Outro animal que é confundido com baleia é o Cachalote (Physeter macrocephalus), mas ele também é um Odontoceti!

terça-feira, 16 de março de 2010

Agencias de emprego no Rio de Janeiro:

WORKLIFE RECURSOS HUMANOS
Av. Almirante Barroso, 6 - Sala 702 - Centro - RJ
Tel: (21) 220-0660
QUATRO RECURSOS HUMANOS
Av. Almirante Barroso, 52 - Sala 20 - Centro - RJ
Av. Almirante Barroso, 63 - Sala 1417 - Centro - RJ
ZAPT RECURSOS HUMANOS
Av. Almirante Barroso, 63 - Sala 1806 - Centro - RJ
Tel: (21) 533-0562
NPA AGÊNCIA DE EMPREGOS
Av. Almirante Barroso, 72 - Sala 201 - Centro - RJ
CONTRAL RIO RECURSOS HUMANOS
Av. Almirante Barroso, 90 - Sala 701 - Centro - RJ
Tels: (21) 532-5206 / 240-7002
ATO RECURSOS HUMANOS
Av. Almirante Barroso, 91A - Sala 709 - Centro - RJ
Tel: (21) 240-5360
MAIA ASSESSORIA EMPRESARIAL
Av. Almirante Barroso, 90 - Sala 908 - Centro - RJ
Av. Almirante Barroso, 91 - Sala 710 - Centro - RJ
Tel: (21) 262-8198
LIDER RIO RECURSOS HUMANOS
Av. Almirante Barroso, 91 - Sala 801 - Centro - RJ
Tel: (21) 220-7522
PRISMA RECURSOS HUMANOS
Av. Almirante Barroso, 91 - Sala 1119 - Centro - RJ
Tel: (21) 262-5319
RENOVA RECURSOS HUMANOS
Av. Almirante Barroso, 90 - Sala 902 - Centro - RJ
GLOBAL AGÊNCIA DE EMPREGOS
Av. Almirante Barroso, 91 - Sala 609 - Centro - RJ
Tel: (21) 240-7263
PRONAN RECURSOS HUMANOS
Rua do Ouvidor, 60 - Sala 512 - Centro - RJ
RH AGÊNCIA DE EMPREGOS
Av. Rio Branco, 24 - Sala 905 - Centro - RJ
LOCATIME AGÊNCIA DE EMPREGOS
Av. Rio Branco, 37 - Sala 303 - Centro - RJ
ACTION LINE ASSESSORIA DE EMPRESAS
Av. Rio Branco, 37 - Sala 805 - Centro - RJ
TRADE RIO
Av. Rio Branco, 45 - Sala 1309 - Centro - RJ
MAINPOWER RECURSOS HUMANOS
Av. Rio Branco, 103 - 5º Andar - Centro - RJ
SELTIME SERVIÇOS TEMPORÁRIOS
Av. Rio Branco, 103 - 9º Andar - Centro - RJ
Tel: (21) 262-7322
PEAT MARWICK
Av. Rio Branco, 110 - Salas 37 e 38 - Centro - RJ
Tel: (21) 272-2700
TREVISAN
Av. Rio Branco, 110 - Sala 19 - Centro - RJ
BETTER RECURSOS HUMANOS
Av. Rio Branco, 81 - 7º Andar - Centro - RJ
PERSONALE RECURSOS HUMANOS
Rua Uruguaiana, 174 - 10º Andar - Centro - RJ - Cep: 20050-092
Home-Page: http://www.personale.com.br
LTM CONSULTORES ASSOCIADOS
Av. Rio Branco, 110 - 37º Andar - Centro - RJ - Cep: 20040-001
PMLUZ RECURSOS HUMANOS
Av. das Américas, 500 - Bloco 21 - Loja 143 - Barra da Tijuca - RJ
ALLIAGE RECURSOS HUMANOS
Av. Rio Branco, 277 - Grupo 1001 - Centro - RJ - Cep: 20040-009
GELRE RECURSOS HUMANOS
Av. Treze de Maio, 33 - Bloco B - 34º Andar - Centro - RJ
Home-Page: http://www.gelre.com.br
GENTE RECURSOS HUMANOS
Av. Treze de Maio, 23 - Grupo 602 - Centro - RJ
PRACTICAL TIME
Av. Presidente Vargas, 534 - 7º Andar - Centro - RJ
AFAMAR RECURSOS HUMANOS
Rua Senador Dantas, 80 - Grupo 1704/1708 - Centro - RJ
Tel: (21) 524-0803
E-Mail: afamar@afamar.com.br
SELECTOR RECURSOS HUMANOS
Av. Rio Branco, 115 - 5º Andar - Centro - RJ
PESSOAL AGÊNCIA DE EMPREGOS
Av. Rio Branco, 120 - Sala 624 - Centro - RJ
GROSSI SCHNEIDER CONSULTORIA
Av. Rio Branco, 120 - Grupo 901 - Centro - RJ
SELEÇÃO TRADICIONAL
Av. Rio Branco, 120 - Grupo 906 - Centro - RJ
FIRST RECURSOS HUMANOS
Av. Rio Branco, 134 - 7º Andar - Centro - RJ
PMT RECURSOS HUMANOS
Av. Rio Branco, 134 - Sala 18 - Centro - RJ
PRACTICE RECURSOS HUMANOS
Av. Rio Branco, 147 - Grupo 1901 - Centro - RJ
KNOW HOW CONSULTORIA
Av. Rio Branco, 150 - Grupo 1502 - Centro - RJ
SELECT RECURSOS HUMANOS
Av. Rio Branco, 151 - Grupo 504 - Centro - RJ
ATA AGÊNCIA DE EMPREGOS
Av. Rio Branco, 151 - Grupo 209 - Centro - RJ
QUALITY RECURSOS HUMANOS
Av. Rio Branco, 156 - Grupo 1626 - Centro - RJ
OBJETIVA AGÊNCIA DE EMPREGOS
Av. Rio Branco, 156 - Grupo 2926 - Centro - RJ
PRESERVICE
Av. Rio Branco, 185 - Grupo 1513 - Centro - RJ